Speed hiring – melhorando a experiência das pessoas candidatas

Na medida em que existe uma crescente e superior demanda por profissionais de tecnologia do que pessoas com a qualificação necessária para estas posições o poder de barganha das pessoas candidatas em relação às organizações se torna cada vez maior.

Não é por acaso que as empresas têm investido esforço cada vez maior em fortalecer suas marcas empregadoras para a comunidade de profissionais tech e melhorar cada vez mais a experiência destes profissionais em seus processos seletivos.

Em pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano com mais de quinhentos profissionais de tecnologia da base de candidatos da Share Tech, divisão da Share People Hub especializada em recrutamento tech, o segundo principal fator para melhorar as experiência das pessoas candidatas em processos seletivos é o tempo de duração do processo. Além disso, otimizar as etapas do processo seletivo (32,1%) e dar maior visibilidade quanto ao número de etapas (18,6%) podem tornar o processo mais atrativo.

A agilidade não é só importante para as pessoas candidatas, mas as empresas também perdem muito quando os seus processos seletivos se prolongam, especialmente considerando o risco dos participantes aceitarem outras propostas ou se desinteressarem, sem mencionar no impacto da própria operação que precisa entregar resultados sem um integrante no time.

Neste contexto, uma prática que vem crescendo no mercado é o Speed Hiring, que como o nome sugere, são projetos que, sem comprometer a qualidade dos processos seletivos, procuram acelerar suas etapas, simplificando o que não gera valor e concentrando esforços no que é mais importante. O fato da empresa demandar volumes menores de tempo e energia das pessoas candidatas é muito valorizado por elas e assim, as empresas conseguem melhorar o número e a qualificação dos profissionais avaliados.

Nas próximas semanas escreverei um novo post sobre como empresas tem adotado essa estratégia também para realizar processos seletivos afirmativos com foco em diversidade e inclusão e atrair e selecionar profissionais de grupos sub representados.

Quer saber mais sobre Speed Hiring? Agende já uma conversa com a gente!

Escrito por: Luiz Eduardo Drouet, founder da Prosper Tech Talents, startup de impacto focada em escalar o desenvolvimento de habilidades para o futuro do trabalho, chairperson da Share People Hub, hub de soluções em recursos humanos e presidente da ABRH-SP, principal comunidade de profissionais de RH do país.

Receba nossas newsletters

Instagram

prospertech_

Youtube

Prosper Tech Talents

Linkedin

Prosper Tech Talents

plugins premium WordPress