Nos dias 12 e 13 de outubro tive o prazer de participar presencialmente do FutureWorks, evento anual do Indeed, que depois de um hiato de dois anos provocado pela pandemia, voltou a acontecer e dessa vez ocorreu em New York.
A experiência de eventos internacionais é sempre muito rica, mas essa jornada foi especialmente enriquecedora e eu gostaria de compartilhar com vocês os três pontos que avalio como destaque dessa viagem.
The Future is… Human
Quando nos preparamos para participar de um evento promovido por uma das principais empresas de tecnologia do mundo podemos imaginar que veremos muito conteúdo sobre novas funcionalidades e características técnicas das suas soluções, mas ainda que as últimas inovações estivessem presentes no evento, me chamou muito a atenção como toda a ambientação e curadoria do Future Works garantiu o foco centrado na pessoa candidata.
Mesmo frequentada majoritariamente por profissionais de RH e recrutadores, clientes e potenciais contratantes corporativos, o Future Works fez juz ao propósito do Indeed e deu voz às pessoas candidatas por meio de vídeos, banners e outras instalações no evento.
Dentro deste contexto, o conteúdo da palestra de abertura do evento “The Future of Work is Now” não poderia ser diferente. Chris Hyams, CEO do Indeed, fez uma bela retrospectiva de todos os desafios da pandemia e seus impactos no mundo do trabalho. Trouxe uma visão que me agradou mundo ao renomear o fenômeno da grande resignação para The Great Realization, ao defender que a principal causa do aumento dos desligamentos está ligada à revisão da relação vida e trabalho provocada por um período tão impactante.
Chris deixou clara sua visão de como o avanço tecnológico apresenta sim o risco do aumento da exclusão social mas que juntas, organizações e players deste mercado como o Indeed tem a real oportunidade de não só transformar a experiência das pessoas candidatas mas também garantir um mercado de trabalho mais equitativo e inclusivo.
No Job Seeker Left Behind
Conectada com a mensagem de abertura do CEO do Indeed, a palestra que mais me impactou em todo o evento foi a keynote session da LaFawn Davis, Sr. ESG VP do Indeed (e painelista da Share Conference 2021 \o/). Ela compartilhou sua jornada pessoal e trouxe à tona a realidade de muitas pessoas que, por conta da desigualdade de oportunidades e preconceito, acabam impedidas de realizarem todo o seu potencial por meio do trabalho
LaFawn fez uma verdadeira convocação para que a comunidade de profissionais de RH presente assuma um protagonismo cada vez maior para garantir com que nenhuma pessoa candidata seja deixada para trás. Mais do que simplesmente constatar ou lamentar a realidade, é momento de mobilização de esforços e investimentos concretos em mudanças de processos e oferecimento de mais oportunidades para grupos sub representados.
O tema da inclusão produtiva é chave para aproveitarmos a convergência das agendas de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) e de ESG. Fazendo coro ao chamado da LaFawn, fica o meu convite para que cada vez mais profissionais de RH articulem junto à alta gestão e liderem iniciativas de impacto que possam inspirar outras organizações.
Grupo de lideranças de RH do Brasil
Como vocês podem imaginar pelos destaques de duas das diversas sessões que aconteceram na Future Works 2022 o que não faltou foi conteúdo rico no evento, mas o meu terceiro destaque vai para um elemento que fez toda a diferença durante a viagem.
Desde o primeiro contato no almoço de integração até o jantar de encerramento, passando pela Take Away Session organizada pela incrível Sofia Esteves, a troca de experiências e visões com os integrantes do grupo Indeed Brasil foram extremamente enriquecedoras.
Foi muito bom constatar como lideranças de RH das principais empresas do país estão conectadas com as últimas tendências apresentadas em uma conferência global e principalmente ver como muitas práticas avançadas destas organizações refletem esses movimentos e não deixam a desejar ao que vimos lá fora.
Por fim, fica o meu agradecimento especial ao Felipe Calbucci e a todo o time do Indeed Brasil que organizou essa experiência de forma impecável e proporcionou mais uma contribuição tão relevante para o desenvolvimento da comunidade de RH.
Escrito por: Luiz Eduardo Drouet, founder da Prosper Tech Talents, startup de impacto focada em escalar o desenvolvimento de habilidades para o futuro do trabalho, chairperson da Share People Hub, hub de soluções em recursos humanos e presidente da ABRH-SP, principal comunidade de profissionais de RH do país.